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Outros dados do Statista comprovam a relevância desse canal de comunicação, não só hoje mas também no futuro:
- Em 2020, aproximadamente 306 bilhões de emails foram enviados e recebidos todos os dias em todo o mundo;
- Esse número de email enviados por dia deve aumentar para mais de 376 bilhões diários em 2025;
- Em 2020, a receita de marketing por email foi de US$ 7,5 bilhões e, em 2023, esse número deve ultrapassar o limite de US$ 10 bilhões, chegando em US$ 17,9 bilhões até 2027.
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Conheça os principais tipos de benchmarking - Email Marketing
Para colocar essa estratégia em prática, é essencial entender que há uma série de tipos de benchmarking e cada um auxilia a sua empresa de uma forma. Por isso, vamos apresentar quais são os mais comuns e como funcionam. Confira!
Competitivo
Nesse tipo, o objetivo é usar os concorrentes como parâmetro. A intenção é medir como o negócio ou produto se posiciona em relação a quem disputa diretamente os clientes. O uso de dados oficiais e divulgados amplamente, como o faturamento e o crescimento, é a melhor escolha.
Genérico
Já o benchmarking genérico é aplicável quando há processos semelhantes, ainda que não disputem mercado. Em alguns casos, inclusive, nem criam o mesmo produto. No entanto, a comparação é válida para encontrar pontos de melhoria.
Funcional
Na versão funcional, há a busca por etapas que podem ser aplicadas em qualquer empreendimento, ainda que não sejam semelhantes ou não disputem o mesmo mercado. A gestão financeira, por exemplo, tem que ser executada da melhor forma em todos os casos, então pode ser utilizada para ilustrar.
Interno
No caso interno, analisam-se os setores do empreendimento. Em uma agência de comunicação, por exemplo, é possível comparar áreas de desenvolvimento e atendimento, de modo a entender níveis de produtividade e outros resultados.
De cooperação
Esse tipo de benchmarking ocorre quando duas empresas firmam uma parceria para trocar experiências. Se, por exemplo, uma empresa tem grande sucesso com relacionamento e outra companhia com vendas, elas podem fazer um levantamento de cases e estratégias, de forma que possam crescer juntas.
Entenda os princípios do benchmarking
Para realizar essa comparação, não basta coletar dados e compará-los. É preciso seguir alguns princípios éticos, garantindo não só a boa execução do processo, mas também resultados.
Na sequência, veja quais são os princípios e entenda como funcionam!
Legalidade
É indispensável que todos os dados sejam obtidos de maneira legal e transparente. Se for necessário solicitá-los a uma empresa, é preciso tomar cuidado com a discussão de preços e a manipulação do mercado, por exemplo.
Troca
Ao solicitar informações específicas, vale oferecer dados equivalentes em troca. Manter a honestidade é fundamental, assim como o senso de parceria e de colaboração.
Confidencialidade
Qualquer informação de um benchmarking deve ter a finalidade de estudo, aprendizado e desenvolvimento. Como prejudicar os concorrentes não é ético, a confidencialidade é obrigatória. A menos que o empreendimento aceite a divulgação específica dos dados, eles devem ser mantidos ocultos.
Contato
Para melhorar os resultados, o ideal é que as informações circulem nos chamados contatos de benchmarking. A seleção de profissionais específicos para ambas as partes faz com que as informações não vazem e garante atendimento às necessidades de coleta de informações.
Preparação
Demonstrar preparação é essencial para aproveitar o benchmarking. Saber quais dados são necessários, como eles serão usados e por que são importantes são pontos essenciais para o aproveitamento eficiente dos recursos.
Por que ele é tão importante para as empresas
Como citado, a comparação é algo natural. Para crescer e desenvolver, queremos saber como nos posicionamos em relação aos outros.
Este é um fator crucial para as empresas, porque as empurra em direção à adoção de melhorias nos processos. É uma forma de evoluir suas estratégias por meio de insights vindos dos seus concorrentes.
Não significa, no entanto, que tudo o que a concorrência faz é melhor para o seu negócio.
Uma atitude excessivamente reativa aos resultados do benchmarking pode ser, inclusive, prejudicial. O uso correto, porém, pode trazer incontáveis benefícios. Alguns exemplos:
- auditar a abordagem atual das ferramentas de marketing e identificar áreas que carecem de mudanças e melhorias;
- descobrir práticas de sucesso de empresas que já têm conhecimento estabelecido sobre um determinado assunto;
- identificar novas tendências e sair à frente;
- receber novas referências de empresas que atuam no mesmo segmento que o seu;
- ganhar uma base argumentativa para discutir o curso de novos investimentos no futuro;
- criar um plano desenvolver novas estratégias e habilidades que colocarão a empresa no rumo do crescimento.
Como o benchmarking pode se aliar ao Marketing Digital
Para se destacar no universo da internet e aproveitar ao máximo todas as ferramentas que o marketing e a comunicação digital disponibilizam para o sucesso da sua empresa, é preciso criar uma espécie de guia que dará base para que você examine a eficiência das suas estratégias digitais em comparação a outras empresas que são referências no tema.
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Seja na geração de leads, números de visitantes, presença nas redes sociais ou o posicionamento do seu site em buscas orgânicas, o benchmarking digital é uma ferramenta incrível que proverá insights valiosos para que você conserte o que não está funcionando e siga em frente.
Isso não significa ficar refém da concorrência e centrar toda a sua estratégia negócio nesse aspecto.
O importante aqui é usar os dados obtidos com o monitoramento das estratégias digitais usadas no mercado a seu favor.
A seguir, entenda mais sobre Marketing Digital e suas estratégias para avaliar o que analisar em seus concorrentes.
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